Jardim Botânico da Universidade de Lisboa Página inicial | Investigação | Visitas | Contactos
Pesquisar o site...
Início arrow Artigos arrow Notícias arrow Novo projecto para biomonitorização de Ozono Terça, 23 Abril 2024
Menu principal
Início
Artigos
Projectos
Web links
Novo projecto para biomonitorização de Ozono PDF Imprimir Correi electronico (E-mail)
Escrito por Rui Figueira   
Quarta, 01 Fevereiro 2006
Iniciou-se em Dezembro de 2005 um novo projecto de investigação com o acrónimo BIOZONE apoiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia sobre biomonitorização do Ozono troposférico. Este projecto, que é uma parceria entre o Instituto Superior Técnico e o Jardim Botânico - Museu Nacional de História Natural, pretende implementar e testar os efeitos do ozono em plantas biomonitoras e na vegetação indígena da região alentejana.

No BIOZONE, propõe-se a biomonitorizar o ozono troposférico (O3) nas zonas rurais do Alentejo durante os meses de Primavera e Verão de 2006 e 2008, de forma a detectar e quantificar a fitoxicidade do O3 nessa região. Tendo em vista esse objectivo, serão estabelecidos cerca de 40 sítios de biomonitorização no Alentejo, distribuídos segundo uma grelha de amostragem com uma malha de 20 km. Plantas de tabaco (Nicotiana tabacum L. cv. Bel-W3), que desenvolvem sintomas foliares visíveis distintivos quando expostas ao O3, serão transferidas para os sítios de biomonitorização e utilizadas como biomonitores.

Em 2006 serão ainda realizadas campanhas de campo na vizinhança dos sítios de biomonitorização, para se identificar e colher sementes, em zonas de vegetação mediterrânea e, nomeadamente, de montado de sobro e azinho, de espécies vegetais que exibam sintomas foliares semelhantes aos induzidos pelo O3. Em 2007, plantas germinadas a partir das sementes colhidas serão transplantadas para Open Top Chambers e fumigadas com concentrações de O3 semelhantes às que se observam no campo. Será possível, assim, identificar as espécies da região que poderão ser afectadas por este poluente, e quais os limiares de concentração que provocam danos nas plantas.
Ultima actualização ( Quinta, 11 Maio 2006 )
< Anterior   > Seguinte
Newsflash
O Projecto VINCENT -  Desenvolvimento de um Sistema de Biomonitorização
para a Avaliação Ambiental e Conservação - realizou um seminário de divuilgação do projecto e seus resultados, no dia 12 de Maio, em Grândola.
Latest News


2002-2004 Museu e Jardim Botânico
Museu Nacional de História Natural
Todos os direitos reservados
Template design Rui Figueira, Powered by Mambo Open Source
Comentários e sugestões para webmaster (figueira@fc.ul.pt)