Jardim Botânico da Universidade de Lisboa Página inicial | Investigação | Visitas | Contactos
Pesquisar o site...
Início arrow Projectos arrow Deposição atmosférica de metais pesados arrow Deposição atmosférica de metais pesados Segunda, 20 Maio 2024
Menu principal
Início
Artigos
Projectos
Web links
Deposição atmosférica de metais pesados PDF Imprimir Correi electronico (E-mail)
Escrito por Rui Figueira   
Segunda, 24 Outubro 2005

FICHA TÉCNICA

Título: Deposição atmosférica de metais pesados medida por biomonitores em Portugal 2000
Coordenador: Cecília Sérgio ( )

Área Geográfica: Portugal Continental;
Biomonitor: Musgos pleurocárpicos (Hypnum cupressiforme e Scleropodium touretii) colhidos no solo;
Elementos químicos a analisar:
As, Cd, Cr, Cu, Fe, Hg, Mn, Ni, Pb, V, Zn;
Método de extracção: digestão ácida em vaso fechado, por microondas;
Método de análise: Espectrometria de Absorão Atómica de chama e grafite

Financiamento: Fundação para a Ciência e Tecnologia
Referência: POCTI/CTA/35618/99
Período: 15-03-2001 a 14-03-2004


Resumo
A atenção crescente dos metais pesados como importantes intervenientes na poluição total de ecosistemas torna necessário a utilização racional de indicadores biológicos para diferentes tipos de poluentes. Algumas espécies de musgos, por fazerem parte de comunidades naturais ou desenvolvem-se em habitats humanizados, tem sido bastante utilizados com bioindicadores da deposição de metais pesados, quer a nível internacional quer nacional.
Os objectivos deste projecto são:
- Obtenção, para o período de 2000 a 2002, de dados qualitativos e quantitativos da deposição atmosférica de 11 elementos (As, Cd, Cr, Cu, Fe, Hg, Mn, Ni, Pb, Zn, V) em todo o território Português, utilizando espécies de musgos como biomonitores.
- Obtenção de informação actualizada, de modo a identificar alterações dos níveis e dos padrões de distribuição espacial dos mesmos elementos, a partir de estudos anteriores, iniciados em 1990 (1991-1992 and 1996-1997) pela mesma equipa.

- Integração dos novos dados no programa European Program of Atmospheric Heavy Metal Deposition 2000/2002. Este programa corresponde nas linhas gerais à investigação iniciada em 1990 pelo Nordic Council of Ministers.
- Integração dos dados espaciais e modelação dos resultados, num Sistema de Informação Geográfica (GIS), possibilitando o seu uso em programas de gestão ambiental.
- Examinar, numa área piloto, a dependência entre os dados obtidos a partir de biomonitorização com as diferentes emissões industriais, impactos provocados pelo tráfego ou das actividades agrícolas. Esta área deverá corresponder a todo o Distrito de Aveiro, onde será implantada uma malha de amostragem de material biológico, em correspondência com as principais emissões poluentes e tipos de ocupação do solo.
- Alguns elementos metálicos (As, Hg e V) serão quantificados pela primeira vez em Portugal, a partir da mesma metodologia.

Assim como nas campanhas precedentes, as espécies a utilizar neste estudo serão Hypnum cupressiforme e Scleropodium touretii. Um total de cerca de 130 estações de amostragem serão regularmente distribuídos em toda a área de Portugal, sempre que possível nos mesmos locais dos estudos anteriores. Na região piloto (Distrito de Aveiro) o número de locais de estudo poderá abranger 40 a 50, com o fim de tornar possível uma informação mais fina e, avaliar as relações que possam existir com os diferentes tipo de impactos.
O estudo proposto poderá avaliar variações temporais dos níveis de metais pesados no ambiente, por deposição, durante a última década, a partir de análise multivariada e uma visualização geoestatística para os diferentes metais e regiões.

A finalidade mais importante deste projecto é tornar possível diagnosticar os padrões de deposição de metais pesados em Portugal no período de 2000-2002. Os resultados obtidos virão a representar uma nova base, que servirá de referência para estudos futuros, em todo o país.

> Seguinte
Newsflash
A exemplo de anos anteriores, decorrerá na Universidade de Aveiro, o curso de formação avançada em Biologia e Biociências Aplicadas "LÍQUENES: BIOINDICADORES DE POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA". Este terá lugar entre 9 e 14 de Junho de 2008 na Universidade de Aveiro.O curso dirige-se a cientistas, alunos de doutoramento, mestrado e licenciatura com uma base de Biologia, Ciências Ambientais e Naturais, Química, Engenharia Ambiental, ou áreas afins, membros de empresas de consultadoria e de instituições públicas e privadas responsáveis por gestão ambiental e ensino. Mais informações aqui.


2002-2004 Museu e Jardim Botânico
Museu Nacional de História Natural
Todos os direitos reservados
Template design Rui Figueira, Powered by Mambo Open Source
Comentários e sugestões para webmaster (figueira@fc.ul.pt)