Jardim Botânico da Universidade de Lisboa Página inicial | Investigação | Visitas | Contactos
Pesquisar o site...
Início arrow Projectos arrow Qualidade do ar arrow SinesBioar Domingo, 05 Maio 2024
Menu principal
Início
Artigos
Projectos
Web links
SinesBioar PDF Imprimir Correi electronico (E-mail)
Escrito por informação retirada da página online do projecto   
Segunda, 24 Outubro 2005

FICHA TÉCNICA

Título: Implementação de um instrumento multidisciplinar para avaliação e gestão da qualidade do ar e dos seus impactes sociais na Região de Sines
Coordenador: Maria Augusta Campos - CCDR - Alentejo ( )

Área Geográfica: Sines;
Biomonitor: Líquenes epífitos, com determinação da biodiversidade e da acumulação de metais e dioxinas;
Elementos químicos a analisar:
Cd, Cr, Co, Cu, Pb, Mn, Hg, Ni, Zn, Al, Fe, PCB, Ca, Mg, K, Si, Ti, S e N;

Financiamento: Programa LIFE Ambiente e por instituições nacionais públicas e privadas
Período: 01-12-2001 a 30-11-2004

Página online: http://www.ccdr-a.gov.pt/sinesbioar/

Resumo
O projecto SINESBIOAR, da responsabilidade da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional – Alentejo (CCDR- Alentejo), financiado pela Comunidade Europeia através do Programa LIFE Ambiente e por instituições nacionais públicas e privadas, pretende compatibilizar o Ambiente natural e o social com o desenvolvimento industrial, através da implementação de um Programa de Gestão, como resultado de um estudo multidisciplinar, baseado em diferentes tipos de dados como emissões, qualidade do ar, bio-indicadores, bio-monitores, uso do solo e dados sociológicos, e em modelos e metodologias de processamento desta informação. Este Programa de Gestão visa garantir o desenvolvimento sustentável e um adequado ordenamento territorial, enquadrado na legislação nacional e comunitária vigente.
O principal objectivo do SINESBIOAR foi dotar a autoridade regional de uma ferramenta global para monitorização e avaliação da qualidade do ar da região de Sines, e caracterizar os diferentes impactes da poluição atmosférica nas populações locais. Para tal, vários objectivos intermédios foram concretizados: validação do uso de bio-indicadores e bio-monitores para monitorizar a qualidade do ar na região de Sines; a implementação de modelos matemáticos e geoestatísticos para a dispersão espacio-temporal dos principais poluentes e obtenção de mapas de risco e de custos de impacte; avaliação dos custos de impacte social da poluição industrial a nível local no que respeita ao fenómeno social de percepção do risco relacionado com a poluição; integração de diferentes metodologias e procedimentos num instrumento global para monitorização, planeamento e gestão da qualidade do ar num sistema de informação (plataforma comum). Finalmente, este projecto demonstrou que uma abordagem multidisciplinar é a mais adequada para o planeamento e gestão da qualidade do ar e avaliação dos seus impactes sociais, tendo em vista o ordenamento do território e o desenvolvimento sustentado da região.

< Anterior
Newsflash
A Sociedade Portuguesa de Vida Selvagem, o Dep. de Biologia da Universidade de Aveiro e o Dep. de Biologia Vegetal da Universidade de León (Espanha) irão levar a cabo um curso sobre biomonitorização com líquenes, na Universidade de Aveiro, a decorrer entre 24 e 29 de Janeiro de 2005.


2002-2004 Museu e Jardim Botânico
Museu Nacional de História Natural
Todos os direitos reservados
Template design Rui Figueira, Powered by Mambo Open Source
Comentários e sugestões para webmaster (figueira@fc.ul.pt)