Jardim Botânico - MNHN e CVRM-Centro de Geo-Sistemas do IST, email:
Citação: Figueira R (2002). Características de um biomonitor. Portal Biomonitor, http://www.jb.ul.pt/biomonitor, data da consulta.
O sucesso do desenvolvimento de um programa de biomonitorização depende em grande medida do biomonitor utilizado, uma vez que a grande variabilidade inerente ao organismo vivo pode condicionar o nível de confiança dos resultados obtidos.
Jardim Botânico - MNHN e CVRM-Centro de Geo-Sistemas do IST, email:
Citação: Figueira R (2002). Introdução à biologia dos líquenes. Portal Biomonitor, http://www.jb.ul.pt/biomonitor, data da consulta.
Os líquenes são associações estáveis autosuficientes entre um fungo (micobionte) e um ou mais organismos fotossintéticos (fotobionte), que pode ser tanto uma alga unicelular como uma cianobactéria. A simbiose resultante da associação entre os dois organismos forma um talo liquénico, que é diferente da forma que assume cada um dos biontes quando se desenvolve isoladamente.
Jardim Botânico - MNHN e CVRM-Centro de Geo-Sistemas do IST, email:
Citação: Figueira R (2002). Definição de Biomonitorização. Portal Biomonitor, http://www.jb.ul.pt/biomonitor, data da consulta.
O conceito de biomonitorização teve alguma evolução a partir do seu sentido inicial como um método de monitorização das alterações ambientais, através da quantificação de parâmetros nos organismos vivos relacionados com essas alterações. O termo "biomonitorização" foi algumas vezes substituído por "bioacumulação", em particular nos estudos em que se quantificou a acumulação de elementos pelos organismos.
O Projecto VINCENT - Desenvolvimento de um Sistema de Biomonitorização
para a Avaliação Ambiental e Conservação - realizou um seminário de
divuilgação do projecto e seus resultados, no dia 12 de Maio, em Grândola.
2002-2004 Museu e Jardim Botânico
Museu Nacional de História Natural
Todos os direitos reservados
Template design Rui Figueira, Powered by Mambo Open Source
Comentários e sugestões para webmaster (figueira@fc.ul.pt)